Pages

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Entrevistando #1 – Legato



 
A Fotografia de Cosplay no Brasil começou, provavelmente, com uma pessoa: Danilo “Legato”. Quando o hobby era focado em apenas apresentar, ele começou a fazer pequenos ensaios e aos poucos inspirar aqueles que queriam fotografar.


         Querendo contar um pouco da historia dos Fotografos de Cosplay, entrevistamos e apresentamos aos novatos, um dos fotografos mais antigos e que tem em seu curriculo eventos como Anime Friends e WCS:

1) Quem é o Legato? Onde nasceu, mora?
O "Legato" é na verdade Danilo Massato Segoshi. Natural de São Paulo/SP. Não fui batizado porque a família não é católica.

2) Quando você se interresou por fotografia? Qual foi o seu primeiro contato com uma camera?
Difícil dizer exatamente quando me interessei por fotografia. Talvez no começo do colégio quando meu pai emprestava a câmera digital dele para algumas ocasiões.
O meu primeiro contato foi cedo. Meu avô já ajudou fotógrafos, um tio e meu pai tinham fotografia como hobby, então eu meio que herdei esse interesse. ^__^

3) Só herdou por hobby ou pensou como profissão?
Pensei como profissão, não nego esse fato. Mas na época em que eu deveria escolher entre fotografia e engenharia, fiquei com a engenharia por ter mais afinidade. Mas mantenho fotografia como hobby, apesar de praticar pouco.

4) Você começou a frequentar eventos quando?
Há muito tempo... mais do que gostaria de lembrar... hahaha
Mas falando sério, meu primeiro contato foi em 1997 com o antigo Mangacon, organizado pela ABRADEMI. Tinha uns 12 anos.


5)Nossa! Isso são 16 anos frequentando eventos, você provavelmente viu o inicio de tudo praticamente..

É... quase isso... por isso que eu falei que frequento o meio a mais tempo do que gostaria! Hahaha

6) HAuaha! E naquela época ja tinha alguns cosplayers, o que se achou deles na época?
Cara... eu não me lembro direito. Com certeza deveria ter um ou outro, mas o meu foco era outro na época, eu ia pra comprar mangás e ver aqueles animes que o pessoal trazia gravados num vhs direto do Japão.

7) Acho que de todo mundo naquela época. Quando  você foi para um evento para fotografar?
Antes de 2001 eu tirava fotos de vez em quando. Acho que foi em 2002, quando meu pai comprou a primeira máquina digital da família (uma filmadora sony que tirava fotos). Lembro-me que tinha 2 cartões de 32 Mb e fazia a festa.

8) Lembro em 1999/2000 o meu pai tinha uma Yashica de disquete e já era uma delicia, acho que era mais divertido 64 megas! E sua primeira DSLR veio quando?
Correção, comecei em 2001, foi quando meu pai comprou a primeira máquina digital.
O meu primeiro contato com DSLR foi em 2004, foi uma Canon 300D com a lente básica e memória de 2 giga.

9) Lembro que naquela época você já era bem requisitado, você era o unico com DSLR ou ja tinha mais gente usando?
Acho que eu era o único amador com DSLR, até então só os profissionais usavam naquela época. Só depois de 2006 pra 2007 as DSLR's ficaram mais acessíveis.
Mas não era nada prático ter uma DSLR naquela época.
Era grande, eu forrava o interior da mochila com toalha pra levar a câmera, pesava no pescoço, sem contar que eu não tinha nenhuma experiência.

10) Você foi o pioneiro como Fotografo Cosplay aqui no Brasil, tinha alguma noção naquela época de o quanto essa figura seria importante?
Bem... não me considero um pioneiro, mas digo com certeza que fui um dos primeiros a levar sério no meio. Só comecei a ter uma leve noção disso quando virei fotografo do Cosplay Brasil. Isso era o que? Em 2003?

11) Lembro que a primeira vez que você me fotografou foi em 2004, no primeiro Anime Dreams. No Anime Friends 2003, você chegou a fotografar pro Cosplay Brasil?
Acho que mandei as fotos para lá. Não haviam tantos eventos assim e como a maioria era em São Paulo tive a oportunidade de forografar a maioria dos eventos na época, também aproveitava o fato de que eu tinha uma P10 da Sony e 128Mb de memória (dava muita foto na época).


12) Em todo esse tempo você participou de diversos sites, fotografou em diversos eventos espalhados pelo Brasil, qual foi o evento que você fotografou que te traz mais lembranças boas e por que?
Bom... difícil dizer... praticamente todos os eventos que fotografei fora de São Paulo trouxeram boa memórias, seja por causa da atmosfera diferente ou dos amigos que fiz.
Posso dizer que um me marcou muito. Foi no Kodama, em Brasilia. A viagem foi muito mal organizada, a pessoa que deveria cuidar disso não fez nada e acabei tirando dinheiro do meu bolso pra pagar (pois era coordenador, não queria que os outros membros se dessem mal e nem manchar a imagem do CB perante a organização do evento).
Mas o pessoal de Brasília era muito receptivo, nos ajudaram com o que puderam, o público era tranquilo e até acabei sendo juiz do WCS de última hora. Foi um bom evento, divertido e fizemos muitas amizades. Apesar do buraco na conta do meu banco, deu pra aproveitar bem o evento e a companhia da galera. ^__^

13) E teve algum evento que você não gosta de lembrar?
Tem um que só não lembro muito porque eu mal participei.
Era o Ressca Friends de 2006, minha avó tinha falecido na manhã de sábado. Nem preciso dizer mais, né?
Tanto é que as fotos que eu tenho do evento, nem lembrava que tinha tirado.

14) Pra finalizar: Você sabia que um amigo seu, carioca (e não sou eu), criou a “Escola Legatista de Fotografos”? Onde os fotografos-tarados, se formavam sobre a sua tutela?
Hahaha! Como assim?

- Sabe como é amigo né? O Marcelo Vingaard sempre brincava com isso, principalmente comigo, porque ele dizia que eu pegava angulos "estratégicos" e dizia que eu tinha aprendido com você. Dai que surgiu a brincadeira.
Hahaha! Isso é valorização da imagem e da(o) modelo!
Mas convenhamos, sempre tentamos assemelhar algumas fotos nossas a bons fanarts e imagens oficiais, então faz parte fotos assim! Hahahah

- Com certeza! Mas nunca neguei minha participação na escola, até porque você foi uma das inspirações pra começar a fotografar. 
Você é um dos 3 culpados por eu estar fotografando hoje em dia.
Fico lisonjeado! ^__^
Posso saber quem são os outros 2?

- Meu pai, que sempre me deu uma camera pra fotografar, 
e o Gabriel NeoNights.
Boas referências.
^__^

15 -Todas as 3! Legato, muito obrigado pela entrevista. Agradeço de coração!
Se quiser deixar algum recado, fique a vontade!
Bom... queria dizer que gostei desta entrevista e agradeço a você pela oportunidade.
Para quem quiser seguir o lado profissional da coisa, faça sem hesitar. Agora se for fazer por hobby saiba que tempo é um luxo, aproveite da melhor forma possível com as pessoas que mais lhe agradam ^__^



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About